5 de mai de 2012

NEA-BC com Programa de Desenvolvimento e Formação de Lideranças no Farol de São Thomé

O programa acontecerá no dia 03/06 na Colônia de Pescadores Z-19 das 9:00 às 17:00hs, onde será discutido o módulo 'V' - Direitos Humanos, Cidadania e Status. O convite é feito ao Grupo Gestor Local, lideranças, jovens e moradores. 

Fabiana Henriques
Jornalista (SRTE/DRT nº 32572/RJ)

O Programa de Desenvolvimento e Formação de Lideranças é um mecanismo de apoio à iniciativa NEA-BC - Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos - Projeto de Educação Ambiental da PETROBRAS/UO-RIO que consiste em um processo educacional baseado em atividades presenciais, como seminários teórico-práticos locais e microrregionais, intercâmbios de aprendizagem, análise de casos, resolução de desafios e rodas de diálogos inter-geracionais, além de atividades à distância, como fórum de discussão, exercícios individual e em grupo, biblioteca virtual e glossário a partir da Plataforma Virtual de Educomunicação Pró - Lideranças NEA-BC.

O Pró-Lideranças NEA-BC visa estimular as qualidades de liderança dos seus participantes através de experiências, desafios, decisões que os confrontem com a problemática socioambiental. Ao mesmo tempo, propõe-se a disseminar e a construir conteúdos e ferramentas que desenvolvam as qualidades necessárias para a gestão socioambiental em quaisquer dos âmbitos em que este papel interfira na condução ou articulação de políticas, programas, projetos ou organizações.
Objetivos Estratégicos

O Pró-Lideranças NEA-BC leva em consideração a necessidade de uma participação qualificada em todo o processo de gestão dos recursos ambientais. Por isso, tem como objetivos estratégicos para a formação dessas lideranças:
  • Despertar o espírito analítico e crítico para a compreensão do contexto maior, onde se processam as mudanças e se executam as políticas de desenvolvimento socioambiental; e
  • Estimular o comportamento cooperativo e criativo na busca de soluções. Nesse sentido, o objetivo desta proposta é contribuir para a melhoria do desempenho do Projeto NEA-BC, enfatizando a sustentabilidade das ações locais de mitigação e formulações coletivas para os problemas regionais identificados na etapa dos diagnósticos.
No dia 03/06, na Colônia de Pescadores Z-19, situada à Av. Olavo Saldanha, 390, na praia do Farol de São Thomé, será discutido o V MÓDULO - Direitos Humanos, Cidadania e Status: onde será possível perceber a evolução dos direitos civis, políticos e sociais ao longo da história e as concepções de Cidadania, compreendendo o que é cidadania ativa, participativa e democrática.


 ...............................................
 

::Visitantes::